Rotary RJ Ilha do Governador

O Rotary Faz a Diferença

Fórum da Comissão de Administração do Clube - 2008

No dia 7 de setembro de 2008 reuniram-se nas dependências da Escola Especial Rotary Club, na Ilha do Governador, Companheiros Rotarianos do Rotary RJ Ilha do Governador e do Rotary RJ Jardim Botânico, para, cumprindo calendário Rotário, realizar Fórum Conjunto da Comissão de Administração do Clube, presidida pelos Companheiros Sylvio Augusto Regalla (pelo Rotary Ilha do Governador) e Martin Szydlow (pelo Rotary RJ Jardim Botânico).
O Fórum teve como Expositor o Companheiro Nilton José Amaral, do RC RJ Jacarepaguá, Governador do Distrito 4570 no período 2002-2003, sendo Moderador o Companheiro Ricardo Barboza, também do RC RJ Jacarepaguá.
O evento teve boa presença, contando com a participação de 44 pessoas, entre Rotarianos e Convidados, destacando-se as presenças dos Governadores do Distrito 4570 Wilmar Garcia Barbosa, do R RJ Jardim Botânico, período 1997-1998, com o Lema Rotário Mostre que Rotary se Interessa, Nilton José Amaral, do RC RJ Jacarepaguá, período 2002-2003, com o Lema Rotário Plante Sementes de Amor, Salvador da Costa Marques, do R RJ Jardim Botânico, período 2004-2005, período em que foi celebrado o centenário de Fundação de Rotary, com o Lema Rotário Celebremos Rotary e Álcio Augusto Casper de Athayde, Governador Eleito para o período 2009-2010.
A abertura do Fórum foi feita pelo Presidente Realizador dos Sonhos, do R RJ Ilha do Governador, Antonio Ubirajara Santos que, após solicitar aos presentes que saudassem respeitosamente o Pavilhão Nacional, passou a palavra ao Companheiro Luiz Carlos Dias, Diretor de Protocolo do R RJ Ilha do Governador, que apresentou a mesa diretiva do Fórum, passando a palavra ao Companheiro Paulo de Souza Pires, Diretor Adjunto da Comissão de Administração do Clube, no R RJ Ilha do Governador, que deu início aos trabalhos do Fórum informando que o R RJ Ilha do Governador está implementando, em caráter experimental, em suas Reuniões Plenárias, a apresentação de Projetos e Atividades em andamento no Clube pelo Companheiro que tem a atribuição de conduzir a Comissão objeto da Reunião Plenária, tornando assim possível, que todos os Companheiros tomem ciência da evolução de cada projeto, tire suas dúvidas e acrescente sugestões relevantes, pois afinal, o projeto é do Clube, e não da Comissão. Informou ainda que, embora no início, a iniciativa vem alcançando seus objetivos. Em seguida passou a palavra ao Governador Nilton José Amaral para sua exposição.
O Expositor apresentou sua visão sobre a administração de um Clube de Rotary, registrando que, com a implantação do PLC (Plano de Liderança de Clubes) passou a ser importante para o sucesso administrativo do Clube que haja uma completa integração da Comissão de Administração com a Secretaria, Tesouraria e Diretor de Protocolo. Acrescentou mais que, também as atividades da Comissão de Desenvolvimento do Quadro Associativo devem estar em consonância com as atividades da Comissão de Administração, visando manter os atuais Companheiros do Clube interessados naquilo que o Clube vem desenvolvendo, com vistas, principalmente à participação dos sócios mais recentes no Clube, fomentando assim, e cada vez mais, a retenção dos associados mais recentes e, até mesmo, dos mais antigos.
Nilton Amaral falou também sobre a administração do Distrito, que deve ter maior aproximação aos Clubes de forma a manter a integração e a união dos Clubes, com atenção especial para aqueles Clubes que, por alguma razão, enfrentam dificuldades momentâneas.
Em seguida Nilton Amaral solicitou ao Moderador Ricardo Barboza que apresentasse quadro contendo organograma das diversas Comissões de um Clube de Rotary e suas correlações com as antigas (mas que não deixaram de existir) Avenidas de Serviços. O Moderador fez uma breve explanação utilizando o quadro, tendo suscitado algumas ponderações por parte dos presentes e que foram esclarecidas pelo Companheiro Ricardo.
A seguir foi iniciado o período de debates com intensa participação dos presentes, inclusive dos Governadores Wilmar, Salvador e Álcio. Dos debates foram tiradas algumas conclusões/sugestões, dentre as quais podemos mencionar:
- o CER - Centro de Estudos Rotários deve ser mais bem utilizado como um Centro de Capacitação em assuntos Rotários e não como um ambiente onde são apresentadas palestras interessantes, sobre assuntos diversos, contendo pouca, ou nenhuma instrução Rotária;
- como toda instituição, seja ela grande ou pequena, o Distrito e os Clubes devem seguir um organograma otimizado que facilite a operação de cada Unidade.
- os Boletins Semanais dos Clubes devem ser instrumento de ampla divulgação, por ser o veículo que mostra o que cada Clube de Rotary vem desenvolvendo em benefício das comunidades; deve ser estimulada a participação de todos os companheiros com a oferta de artigos, assuntos diversos para inserção no Boletim Semanal.
- foi levantada a questão da saída de associados dos Clubes, e a necessidade de identificação das razões que levam a tal ocorrência. Foi então lembrado que o desconhecimento do que seja Rotary e das atividades e procedimentos pode ser uma das muitas razões da desistência de associados, sendo necessário buscar formas criativas para retenção dos associados no Clube;
- foi mencionado que alguns Distritos no exterior (Texas e San Jose del Estero, Argentina) identificaram a falta de capacitação em assuntos Rotários como fator relevante na saída de associados. Em razão disso, promoveram a criação das chamadas Escolas de Instrução Rotária, com produção de farta documentação e distribuição aos associados, inclusive pela Internet.
Encerrados os debates e elencadas as sugestões/recomendações, o Expositor, Moderador e Diretor Adjunto da Comissão de Administração do Clube, no R RJ Ilha do Governador fizeram seus pronunciamentos finais, agradecendo a participação e interesse de todos demonstrados durante a realização do Fórum.
Finalmente a palavra foi cedida ao Presidente Perácio Correa, Realizador dos Sonhos, do RC RJ Jardim Botânico, quem teceu as considerações finais sobre o Fórum, agradeceu a vários do presentes por suas participações e deu por encerrado o Fórum, solicitando a todos que, de pé e respeitosamente, saudassem o Pavilhão Nacional.

Enviado por Luiz Carlos em Seg, 08/09/2008 - 13:00