Bill Gates promete ajuda contra a pólio

Notícia veiculada no site terra.com.br, no dia 26/11/207.

“A campanha global para erradicar a poliomielite receberá uma doação de US$ 200 milhões do presidente da Microsoft, Bill Gates, informou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta segunda-feira. A verba será essencial para alcançar a meta de combate à doença. O mundo conseguiu reduzir em 99% o número de casos de pólio nas duas últimas décadas, mas o vírus da paralisia infantil persiste, especialmente no Afeganistão, na Índia, na Nigéria e no Paquistão. A doação da Fundação Gates e do Rotary Internacional permitirá que finalmente se obtenha a erradicação total, disse Margaret Chan, diretora-geral da OMS. “Temos as ferramentas técnicas para isso, podemos alcançar um mundo livre da pólio se o resto dos nossos parceiros financeiros derem um passo à frente para atenderem ao desafio”, disse ela em nota. A doença, altamente contagiosa, atinge especialmente crianças menores de cinco anos, em geral provocando apenas os sintomas de uma gripe comum -embora em alguns casos possa afetar os sistemas digestivo e nervoso, deixando sequelas respiratórias e motoras. Como a varíola, que em 1979 se tornou a primeira doença erradicada, a pólio atinge apenas serem humanos. No passado, ela matava ou paralisava centenas de milhares de crianças por ano. A varíola foi erradicada graças a campanhas mundiais de vacinação.”

O mesmo texto está publicado nos sites do jornal O Globo, O Estado de São Paulo e Comunique-se

Enviado por Luiz Carlos em Ter, 27/11/2007 - 10:50 , em