Rotary Compartilha

Recebemos, por e-mail, a mensagem abaixo, encaminhada pelo Companheiro Portilho Bentes do Rotary Clube de Belém, com palavras de estímulo do Presidente Eleito, Wilfrid J. Wilkinson, pronunciadas aos Governadores e Governadores Eleitos, em San Diego. Publicamos aqui, para conhecimento de todos.

Lema 2007-2008 "O lema Rotary Compartilha será, em 2007-2008, um lembrete diário de que pessoas comuns podem realizar coisas extraordinárias por intermédio do Rotary, disse o Presidente Eleito, Wilfrid J. Wilkinson, por ocasião da abertura da Assembléia Internacional de 2007.

"O que faz do Rotary uma grande organização é o amor manifestado através do trabalho de nossas mãos e mentes", disse o Presidente Wilkinson. "Como rotarianos, não apenas falamos sobre amor ao próximo. Como rotarianos, demonstramos e compartilhamos esse amor, com muita ajuda mútua."
Quase tudo em Rotary envolve a noção de compartilhar, disse o Presidente Wilkinson a mais de 500 governadoras e governadores eleitos Distritos de todo o mundo, reunidos em San Diego, Califórnia, EUA. "Compartilhamos nosso tempo, nosso talento, nosso dinheiro com todos aqueles que precisam de ajuda."
Além disso, acrescentou: "No Rotary, compartilhar não significa dar o que se tem de sobra, dar o que não se quer mais. Compartilhar significa dar de si mesmo, sem egoísmo, para o bem de todos".
E os rotarianos sabem que não precisam fazer isso sozinhos. Sabem que quando surge uma necessidade comunitária que o clube não pode resolver, podem contra com a ajuda de rotarianos do mundo inteiro, disse o Presidente Wilkinson.
Mais que um lema, Rotary Compartilha é um chamado à ação. Com os governadores entrantes ativamente se preparando para o ano à sua frente na assembléia internacional, Wilkinson solicitou que se concentrassem em compartilhar os conhecimentos e experiência que possuem para fortalecer os clubes e respectivos distritos.
Mais que fortalecer a organização, compartilhá-la assegura que ela prosseguirá firme em seu segundo século de prestação de serviços. Rotary Compartilha significa convidar pessoas a fazer parte do quadro social dos Rotary Clubs.
"Rotary somente continuará a compartilhar se continuar crescendo", disse o Presidente Wilkinson. Para ajudar o Rotary a crescer, o Presidente solicitou aos governadores entrantes que instem todos os presidentes de clube a fundar um novo Rotary Club no ano de seus mandatos.
"Sem novos sócios, nada acontecerá", disse. Sem a nossa juventude e sem novos sócios, "bastarão umas poucas décadas para que o Rotary sucumba, e já estamos vendo essa tendência entre outras organizações de clubes prestadores de serviços".
Além do trabalho crucial de abraçar novos clubes, o presidente eleito disse que os rotarianos não devem esquecer seu passado. Pediu que mantivessem contato com ex-rotarianos, inclusive com viúvas e viúvos de rotarianos e rotarianas.
O Presidente Wilkinson lembrou a audiência que as oportunidades de prestar ajuda talvez não surjam novamente.
"O próximo ano será a sua chance de governar os distritos, de ajudar os clubes, de guiá-los, de compartilhar seus pontos fortes e seu amor."
Muito será solicitado dos rotarianos, acrescentou o Presidente Wilkinson.
"Peço a vocês que neste ano compartilhem Rotary livre e intensamente. Trabalhem com afinco e amor. Lembrem-se que tudo o que fizerem por outros faz parte da magia do Rotary, a magia que faz com que pessoas comuns, como eu e vocês, sejam capazes de coisas extraordinárias."

Enviado por Luiz Carlos em Dom, 11/02/2007 - 17:31