O Projeto Semana dos Idosos

Três grandes eventos estiveram incluídos nas comemorações da Semana dos Idosos,  pelo Rotary RJ Ilha do Governador: Caminhada dos Séculos, Baile dos Idosos e Visita ao Abrigo Cristo Redentor. Cada uma das atividades com sua abrangência e finalidade distinta, procuram atender os objetivos de Rotary com relação ao público da Terceira Idade.

Organizada pelo Rotary Rio de Janeiro Ilha do Governador, a Caminhada dos Séculos contou, durante muitos anos, com o apoio decisivo do Hipermercado Bon Marché-Ilha do Governador, hoje Hipermercado Extra Bom Marche Ilha do Governador. Um dos eventos que o Clube de serviços da Ilha do Governador desenvolveu para comemorar a Semana dos Idosos, trazendo para um convívio mais íntimo numerosos Grupos de Terceira Idade do Rio de Janeiro. Todos os anos a Caminhada dos Séculos seguiu um percurso de aproximadamente 1.800 metros, iniciando-se na Rua Gustavo Augusto Rezende, seguindo a Estrada do Galeão, Rua Haroldo Lobo, Rua Projetada, terminando na Rua Gustavo Augusto de Rezende. O evento sempre foi marcado pela distribuição de um kit aos participantes, que consistia de camiseta e boné alusivos ao evento e um pequeno lanche, show com artista de projeção nacional e sorteio de valiosos brindes. Todos os participantes eram identificados por crachá especialmente confeccionado para a ocasião e distribuídos aos diferentes Grupos com cerca de um mês de antecedência.

Os kits distribuídos durante o evento eram previamente preparados pelos rotarianos, por suas esposas e por colaboradores voluntários, o que ocorria na véspera da realização da Caminhada dos Séculos. A Caminhada, além de propiciar alegria para os participantes, colaborava também com aqueles que não podiam comparecer à mesma por motivos diversos, o que era feito por meio da Campanha do Quilo, que consistia da doação de um quilo de alimento não perecível pelos participantes, doação esta que não tem caráter obrigatório; também é voluntária, como todas as atividades que permitem a realização da Caminhada. A Campanha do Quilo arrecadava cerca de 2,5 toneladas de alimentos.

Cumpre observar que a Caminhada dos Séculos é um evento que não tem cunho partidário, religioso ou de raça, como aliás todas as atividades e iniciativas de Rotary.

Ainda como comemoração da Semana dos Idosos e em seqüência à Caminhada, na mesma semana ocorre o Baile dos Idosos.

Durante 19 anos o Rotary Ilha do Governador promoveu o Baile dos Idosos, de muitas e muitas alegrias proporcionados àqueles que participavam da Caminhada dos Séculos. Ano após ano, procurávamos proporcionar o que de melhor fosse possível em termos de lazer para o público da terceira idade, com a realização deste evento no Esporte Clube Cocotá, na Ilha do Governador, que cedia gentilmente o salão de sua sede social para o desenvolvimento do evento. A festa sempre começava às 15 horas, estendendo-se até às 19 horas, durante a qual eram servidos salgadinhos e refrigerantes para os idosos que participavam, além do sorteio de vários brindes valiosos. Compareciam ao baile cerca de 700 idosos.

Era uma ocasião em que a alegria mostrada pelos participantes era contagiante e deixava os mais novos que lá compareciam, entusiasmados com esta iniciativa do Rotary Ilha. Tal como a Caminhada dos Séculos, o Baile dos Idosos contava com o apoio decisivo do Hipermercado Bon Marché - Ilha do Governador, colaborando na organização do evento e com o fornecimento de itens de alimentação para os idosos que compareciam à festa, além da participação indispensável de outros patrocinadores.

Todos os anos era importante para o Rotary Ilha a cessão do salão do Esporte Clube Cocotá, onde era realizado o Baile. Mas não podemos deixar de mencionar a participação da ACM-Ilha do Governador. Como em todos os anos, pessoal e viatura daquela Unidade Acemista ficavam à disposição do Rotary Ilha para o transporte e colaboração na arrumação do salão.

A Visita ao Abrigo Cristo Redentor era o último evento desenvolvido pelo Rotary Ilha do Governador em comemoração à Semana dos Idosos. Mas qual é o por quê da Visita? Para nós do Rotary Ilha a resposta, embora pudesse parecer simples, tinha um significado da maior relevância. Uma vez que o Rotary Ilha realizava duas grandes festas para os idosos que podiam se locomover com certa facilidade, ainda gozavam de uma boa saúde e estavam vivenciando alegres momentos de uma vida social desenvolvida ao longo de anos de convívio em trabalho, clubes e outras atividades, porque não dedicar uma parte destas comemorações àqueles que já tiveram tudo isso, mas por razões desconhecidas, hoje estão privados das mesmas?

Foi assim pensando, que há exatos 16 anos um grupo de rotarianos do Rotary Ilha decidiu dedicar uma parte de seu tempo a levar um pouco de alegria e convívio social para aqueles que já não podem se locomover e estão confinados a um ambiente que, embora lhes dê algum conforto, tem dificuldades em oferecer toda a alegria que eles um dia já desfrutaram. A Visita permite que companheiros rotarianos ofereçam aos internos do Abrigo Cristo Redentor momentos de alegria através de um bate-papo descontraído, brincadeiras, música e carinho. Sempre foi um momento emocionante! Só mesmo participando para saber do que estamos falando. Na ocasião da Visita os companheiros rotarianos também faziam a entrega de uma parte dos alimentos conseguidos com a Campanha do Quilo realizada durante a Caminhada dos Séculos e ofereciam aos internos roupas e agasalhos para o dia-a-dia de cada um.

Também para a realização deste evento, o Rotary Ilha sempre contou com a colaboração de companheiros do Rotary RJ Paranapuã, da ACM-Ilha do Governador e o apoio imprescindível de parceiro empresarial que sempre atendeu nossos chamados: Hipermercado Bon Marché Ilha do Governador.

Enviado por Luiz Carlos em Seg, 04/09/2006 - 22:14