A Fundação

Nosso Rotary RJ Ilha do Governador foi fundado em 15 de dezembro de 1964, tendo como Clube padrinho o Rotary Club RJ São Cristóvão e com o nome de Rotary Club Ilha do Governador. O organizador e coordenador da implantação de nosso Clube foi o Companheiro Frederico Smolka.

Foram sócios fundadores de nosso Rotary Clube RJ Ilha do Governador os Companheiros Alaor Tell Lixa; Amandio Ferreira Barbosa; Antônio Carivaldo Pires; Armando Faria Salgado; Caetano Mayolino; Dario Tavares; Eduardo Mathias de Miranda; Eldo Caldeira de Andrada; Edwards de Oliveira Demarco; Francisco Souza Costa; Francisco José Tinoco de Andrade;  Giuseppe Monti; Isaku Mizuno; Ivo Augusto Furlanetto; José Carlos Coelho de Souza; José Dias Ferreira; José Parada Rodrigues; Luciano Stor; Luiz Spada Chometon de Oliveira; Mário Piccaclia; Mário Piccaclia Filho; Martin Szydlow; Maurício Ladeira de Almeida; Odilon de Paiva Bittencourt; Orlando Feliciano Leão; Oswaldo Bouças; Rober Rosal Miller; Roberto Menna Barreto; Vitor Ferreira Silva; Walter Fabisch e Wolgrand Santos.

Ainda no ano de 1964 foi realizada a primeira Assembléia Geral ordinária para eleição do primeiro Conselho Diretor do Rotary Club RJ Ilha do Governador. A primeira reunião do primeiro Conselho Diretor do Rotary Club RJ Ilha do Governador aconteceu no dia 17 de novembro de 1964, presidida por Antônio Carivaldo Pires, primeiro presidente do Clube.

FESTA DE FUNDAÇÃO DO ROTARY CLUB DA ILHA DO GOVERNADOR

Em 15 de dezembro de 1964 ocorreu a Reunião Festiva de fundação do Rotary Club da Ilha do Governador, que assim relatada.

“Foi coroado de absoluto sucesso o jantar festivo que marcou a data de fundação, como provisório, 15 de dezembro de 1964, do Rotary Club da Ilha do Governador.

O salão principal do Iate Clube Jardim Guanabara esteve repleto.

Tivemos a participação de 226 pessoas que afluíram a esse recanto maravilhoso da nossa Ilha que, numa bela noite de temperatura amena, recebia com efusão os seus visitantes.

Ao longo, o calor das luzes da Cidade Maravilhosa, provocava admirações.

A programação foi rigorosamente cumprida. A Sessão de abertura pelo governador do Distrito 457, Arthur Damasso, acompanhado de sua digníssima esposa.

Compareceram 4 ex-Governadores e 18 clubes representados pelos seus presidentes encabeçando as caravanas que pudemos acolher, devendo-se destacar o “Clube do Governador” Teresópolis que bem mereceu os aplausos de maior caravana, composta de 27 membros, pois cancelada que foi sua reunião, coincidente com a data, para cá afluíram a fim de fazer a recuperação.

Estiveram presentes os seguintes Rotary Clubs: São Cristóvão, Rio de Janeiro, Tijuca, Copacabana, Botafogo, Méier, Madureira, Leopoldinense-Rio, Campo Grande, Nova Iguaçu, Niterói, Petrópolis, Resende, São Gonçalo, Teresópolis, Brasília, Friburgo e Volta Redonda  E ainda representantes do Nilópolis e São João de Meriti.

Os discursos foram objetivos e dentro do horário previsto.

Falou em nome do clube padrinho, seu Presidente, Serafim José Donato, em nome dos clubes visitantes, Jesuíno Lourenço, Presidente do RC Rio de Janeiro, Antônio Carivaldo Pires, Presidente do RC da ilha do Governador e encerrando, ouvimos o governador Arthur Damasso cirurgião-poeta que com suas palavras fez calar fundo, no espírito de todos.

O cardápio selecionado honrou a Ilha do Governador com um dos seus pratos típicos: peixe com camarão.

Mencionamos com modesto orgulho o trabalho eficiente e coordenado dos serviços Internos do Rotary Ilha do Governador: como a tesouraria, secretaria e o protocolo sob a orientação de Mário carneiro, Diretor de Protocolo do RC de São Cristóvão.”

Várias reuniões preparatórias foram realizadas, tendo a primeira ocorrido em 2 de fevereiro de 1964. Efetivamente, a primeira reunião com participante da Governadoria, visando a constituição do Rotary Club RJ Ilha do Governador, aconteceu no dia 13 de outubro de 1964, na Churrascaria São Borja com a presença de oito candidatos a sócios do Clube, 2 representantes do Rotary Club RJ São Cristovão, o representante do Governador e um convidado. Ao lado apresentamos reprodução da Ata de Constituição do Rotary Club Ilha do Governador (como era então denominado).

Enviado por Luiz Carlos em Seg, 04/09/2006 - 21:23