História do Rotary Ilha

Falar da história de um clube de serviços que já passa dos 40 anos de fundação é algo que muito nos orgulha, trazendo muita responsabilidade em procurar reviver com realidade tudo aquilo que ocorreu. Embora tenhamos participado de muitas atividades desde o seu início, pedimos nos perdoar se por acaso esquecemos algum fato ou se deixamos de desenvolver mais algum outro assunto. Nosso propósito sempre que possível, foi seguir a sua ordem cronológica. Porém, para não tornar repetitivo os acontecimentos que vêm ocorrendo todos os anos, resolvemos citá-los à parte.
Devemos ao nosso grande mestre, Frederico Smolka, já falecido, coordenador da Governadoria do Distrito 457, e na ocasião companheiro do Rotary Club São Cristóvão, nosso padrinho, que na época, nos orientou para que a vida do nosso Clube ficasse toda preservada através de registro nos boletins e das atas das reuniões do Conselho Diretor. No início, e por pouco tempo, os Boletins foram publicados quinzenalmente, passando, logo após, e até hoje, a semanalmente.
Com isso, esperamos ter atingido o objetivo deste trabalho que foi o de reviver para os companheiros mais antigos, momentos de alegria e de saudade e para os mais novos o caminho seguido dentro da constelação Rotária e na nossa comunidade.
O Rotary Clube Rio de Janeiro Ilha do Governador é uma sociedade civil que iniciou sua trajetória de prestação de serviços com os eventos preparatórios para sua fundação, que contaram com a valiosa colaboração e supervisão dos companheiros do Clube Padrinho, Rotary Clube Rio de Janeiro São Cristóvão. Foi constituído e fundado em , sendo as seguintes as suas datas magnas: 13 de outubro de 1964, instalação; 15 de dezembro de 1964, solicitação para ser admitido em Rotary International; 19 de junho de 1965, confirmação como clube provisório; 27 de outubro de 1965, data da Carta Constitutiva e 7 de dezembro de 1965, recebimento da Carta Constitutiva, em sessão solene, quando passou a reger-se pelos seus Estatutos próprios, integrando-se como membro do Rotary International.
Tudo isto representava o início de uma história dedicada às comunidades insulanas, com a prestação de serviços por nosso Clube, que viria a denominar-se Rotary Clube Rio de Janeiro Ilha do Governador.
Em final de 1964 ocorreu sua efetiva fundação com a participação de 31 companheiros, sob a presidência do companheiro fundador Antônio Carivaldo Pires, assumindo a presidência e consolidando o início das atividades do Rotary Ilha, que recebeu a homologação de Rotary International, com o recebimento de sua Carta Constitutiva, em 15 de outubro de 1965.
Desde as reuniões preparatórias já se passaram 40 anos. O Rotary RJ Ilha do Governador durante esta período consolidou um sem número de projetos e programas que beneficiaram as comunidades da Ilha do Governador. Foram projetos e programas que envolveram a ação direta dos companheiros do Clube, fossem pela constituição de grupos com atuação direta nos projetos, fossem pelas ações junto às autoridades constituídas, pleiteando e reivindicando ações governamentais para a melhoria do bem-estar da Ilha do Governador.
A presença de autoridades em encontros em nosso Clube, tais como Governadores do Estado, Prefeitos, Vereadores, Deputados, Secretários Estaduais e Municipais e de Comandantes de Unidades sediadas na Ilha do Governador mostraram e continuam mostrando que o Rotary RJ Ilha do Governador vem se mantendo fiel aos ideais de Rotary.
Mas não foram apenas estes os eventos que marcaram a vida histórica do Rotary Ilha do Governador. A participação de companheiros do Clube em grandes programas de assistência social, onde incluem-se o MOBRAL – Movimento Brasileiro de Alfabetização; as campanhas de vacinação contra a poliomielite, que tem o apoio mundial de Rotary International, com o grande objetivo de erradicação da Pólio no mundo até 2005, ano de seu Centenário; os Fórum de Orientação Profissional, nos quais grupos de companheiros rotarianos procuram orientar jovens estudantes quanto ao futuro em diversas profissões; as campanhas educativas da população, nas quais incluem-se campanhas de trânsito, campanhas de prevenção a incêndios; o apoio dedicado à Escola Especial Municipal Rotary Club, hoje atendendo mais de 150 crianças especiais, grande iniciativa de nosso Clube com a construção, em terreno cedido pela Prefeitura, do que foi chamado em 1975 de Centro Ocupacional.
Estas fases da história de nosso Rotary RJ Ilha do Governador e muitas outras, serão apresentadas ao longo deste trabalho, sem o intuito detalhista de cada etapa, mas com a finalidade de mostrar o desenvolvimento das atividades de nosso Clube, com os respectivos eventos de destaque.Agradecemos a todos os companheiros que de alguma forma colaboraram para a edição deste trabalho, pesquisando a história de nosso Clube, relatando fatos não registrados nos anais, fornecendo escritos e fotos disponíveis em seus acervos. Somente assim foi possível reunir tantos dados e produzir o trabalho que ora é apresentado.

Enviado por Luiz Carlos em Seg, 04/09/2006 - 20:47