Fundação Rotária. Como tudo começou...

O texto apresentado a seguir corresponde ao Editorial apresentado no Boletim Semanal do RC RJ Guanabara, de número 03, com data de 24/07/2006, uma contribuição do Diretor da Comissão da Fundação Rotária, Companheiro Walter de Oliveira Villas.

"Mesmo só tendo sido fundada em 1928, tudo começou em 1917, na Convenção de Atlanta, quando o Presidente de RI, Arch Klumpf declarou: "Considerando que somos um grande grupo de pessoas desejosas de prestar serviços, acho apropriado criarmos um Fundo de Dotações para colocar em prática nossa vontade de servir à humanidade".

Tal declaração não foi uma chamada imediata à ação, porém, foi a pedra fundamental que veio a se transformar em fortaleza, na Convenção de Minneapolis, em 1928, quando o Fundo de Dotação de Rotary passa a ser Fundação Rotária.

Tudo aconteceu no fim do mandato de Klumpf como Presidente da RI, quando o RC Kansas City, coletando contribuições para presentear o presidente que saía, constatou que havia coletado US$ 26,50 a mais do que o previsto, quantia que serviu para abrir o fundo de Dotação do Rotary, tornando-se a primeira semente plantada e que viria a se transformar na frondosa árvore chamada Fundação Rotária do Rotary International.

Em 1945, com o fim da guerra, o Rotary revisou os objetivos da Fundação rotária:

1. promoção de Bolsas Educacionais;

2. apoio a projetos que visem à interação construtiva de pessoas de diferentes culturas;

3. ajuda a rotarianos e familiares residentes em áreas assoladas por catástrofes naturais ou provocadas pelo homem.

Em 1956, o Conselho Diretor pediu aos clubes que comemorassem a Semana das Fundação Rotária, todo mês de novembro. A sugestão deu tão certo que, em 1982, os curadores decretaram instaurar o mês da Fundação Rotária em novembro.

Honrar a memória do fundador de Roatary, por ocasião da sua morte, fazendo doações à Fundação Rotária, estimulou a criação de uma das propostas mais significantes de sua história, até que, em 1957, tais contribuições, foram se escasseando e isto fez com que os curadores anunciassem que todo aquele que doasse US$ 1,000.00 seria chamado de Companheiro Paul Harris, ganhando um Certificado, um distintivo de lapela e uma medalha com a grife de Paul Harris.

Em 1968, os Curadores criaram o programa Contribuinte Especial, em homenagem àqueles que se comprometessem a doar US$ 100.00 por ano e quando as contribuições somassem mil dólares, eles tornar-se-iam Companheiros Paul Harris."

Enviado por Luiz Carlos em Ter, 25/07/2006 - 10:29