Rotary RJ Ilha do Governador

Viver Rotary, Transformar Vidas

Significado do Emblema de Rotary

A roda dentada do Rotary é o elemento gráfico que serve para identificar os Rotary Clubs e seus associados nos quatro cantos do mundo. Ela representa uma história de orgulho e tradição que teve seu começo em 1923.

A primeira representação gráfica desse símbolo era uma simples roda de carroça, com alguns traços para indicar movimento e poeira. Em meados de 1921, já havia por volta de 1.000 Rotary Clubs em cerca de 20 países, com muitos deles utilizando estilos variados da roda em suas publicações e material timbrado.

Foi então que o conselho diretor do RI foi autorizado a “criar, adotar e preservar um emblema” para a associação. O resultado, em 1923, foi a adoção da roda de engrenagem que conhecemos hoje, com seus 24 dentes e seis raios — além de um rasgo de chaveta adicionado sob insistência dos engenheiros para maior confiabilidade do ponto de vista mecânico. (Especificações detalhadas para a roda de engrenagem se encontram à página 184 do “Manual de Procedimento”.)

Devido à grande importância da roda dentada como símbolo e emblema da organização, é dever de todo rotariano proteger sua integridade. Acima de tudo, o uso adequado da mesma deve partir dos próprios rotarianos.

O uso apropriado do emblema irá ajudar a definir e fortalecer a identidade visual que o Rotary International procura estabelecer em todo o mundo. O uso inadequado do mesmo, é um impedimento a esse objetivo e uma desonra ao emblema do qual tanto nos orgulhamos.

Enviado por Luiz Carlos em Sáb, 17/06/2006 - 12:38